domingo, janeiro 27, 2008

Demita-se,SR.Ministro da Saúde

Demita-se,SR.Ministro da Saúde

 

Depois de tanto problema na área da Saúde:falta de centros de Saúde,falta de Hospitais,crianças a nascerem nos Inems,na ambulância dos Bombeiros,nos Táxis,em carros particulares a caminho de um qualquer centro que possa orgulhar-se de a ver entrar no nosso Mundo,idosos a morrerem caídos das macas,jovens a morrerem sem atempada assistência,cidadãos a tentarem ajuda no País vizinho,etc.etc.,o que espera o SR.Ministro para pedir a sua Demissão???

Apelo à intervenção do EX.mo Presidente da República para que,nos seus doutos discursos tente que o Ministro tenha consciência e peça a tão esperada Demissão.

Não deixe que morram mais cidadãos por incúria e falta da devida assistência,por favor!

Demita-se,SR.Ministro da Saúde!!!

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Francisco Capelo

Francisco Capelo

 

O jovem artista plástico Francisco Capelo é um nome a fixar.Escreve,desenha,pinta,faz Poesia,colagens,editou já alguns livros e revela uma enorme sensibilidade.Seria bom que o trabalho dele fosse conhecido e reconhecido.Acontece,porém,que a entrada de um jovem artista no mercado é muito difícil neste País onde só meia dúzia de pessoas têm direito ao estrelato.Como fazer para entrar no mercado??Não sei.Devia haver entidades que apoiassem os novos talentos como o Francisco.Por vezes,estes artistas perdem-se,desmotivam-se,desistem porque não vêem saída para a sua produção.É pena que assim seja.Portugal não deve nem pode desperdiçar talentos emergentes como está a acontecer...O País tem de ser Pai e não Padrasto.

O seu último livro Porque Morri foi lido por mim de um trago.Li-o do princípio ao fim sem conseguir parar.É uma lição de Pintura,Semiótica,Música,Literatura que seria muito úttil a todo e qualquer leitor.Revela uma pesquisa cuidadosa e uma sensibilidade enormes.É uma amálgama de saberes indispensável a todos os amigos do Saber e da Cultura.

Leiam o meu Amigo Francisco Capelo e vão adorar.

Gostava que o meu ex-Professor DR.Rui Mário Gonçalves conhecesse o seu trabalho e o apoiasse no seu métier de analista cultural.

Parabéns Francisco!!Tu vais muito longe com toda essa carga de sensibilidade.

Mil beijos.

 

Gina Valente

 

Carcavelos

domingo, janeiro 13, 2008

O estado do País

O estado do País

 

O meu País chegou a uma situação deplorável.Os mais ricos estão mais ricos ainda e os mais pobres,miseráveis.Não há Saúde,   não há Educação,   não há Cultura,   não há Nada.   Estamos todos à espera que este governo/desgoverno caia.O desemprego é inacreditável e nem sei como sobrevivem milhares de portugueses.   As crianças nascem no Inem,   nas Ambulâncias,   nos Táxis,   em qualquer lugar,   menos onde deviam nascer-no Hospital ou Maternidade.   O que está a acontecer neste País??   Por que razão se mantêm os Ministros da Saúde,   da Educação e da Cultura??   Não chega a hora de irem todos de férias definitivas.

O Crime aumentou assustadoramente e não há segurança em parte alguma.   Os portugueses andam armados e desconfiados  de tudo e de todos.

No meio de todo este cenário catastrófico,   salva-se a isenção e bom-senso do Presidente da República que parece ser o único político em que todos confiam.Parabéns,   SR.Presidente!!   Dê ouvidos ao que acabo de expor porque sabe que este é o sentir da generalidade dos cidadãos.

Aja em conformidade e dê uma boa vassourada na maior parte dos políticos que erradamente foram eleitos pelos cidadãos.   Obrigada,  se me ouvir e agir.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos 

 

 

segunda-feira, dezembro 31, 2007

Ano Novo

Ano Novo

 

 

Acaba 2007

Sinto muita tristeza

Muita Solidão

Muita Mágoa

Queria ser Feliz mas não consigo...

Porquê?

Sinto a falta da minha Mãe

A cada minuto que passa

Freud tinha razão

Não consigo esquecê-la por mais que o tempo passe

Sinto Angústia

Pesadelos

Vontade de desaparecer

Vontade de ir ter com Ela

Mamã,onde estás Tu que não respondes aos meus apelos??

Será que 2008 vai trazer-me alguma Felicidade??

Talvez...

Quem sabe...

Sinto-me só e desiludida de Tudo e de Todos.

 

Maria GeorginaValente

 

31 de Dezembro de 2007

 

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Natal

Natal

 

Quando era criança

Esperava religiosamente a noite de Natal

Na Escola escrevia cartas ao Menino Jesus

Pedia bonecas de olhos azuis e de cabelo loiro

Pedia que a minha Mãe nunca me abandonasse

Pedia que me abraçasse

Pedia que Ela me contasse histórias

Tudo isso era mais importante

Do que um brinquedo caro

Depois metia a carta no marco de correio do meu bairro

E,na noite de Natal,deitava-me mas não dormia

Porque os Presentes só eram oferecidos

Bem cedinho,no Dia de Natal

Eu e os meus irmãos,corríamos para a chaminé

Era o lugar Mágico

Onde Jesus depositava

Os nossos Presentes

Obrigada,Jesus

Pena teres levado a minha Mãe...

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Jesus ou Pai Natal??

Jesus ou Pai Natal??

Neste ano que agora finda e se aproxima da data do nascimento de Jesus Cristo,só se fala em Pai Natal(PN)e o meu querido Jesus foi preterido em favor do PN.Porquê???O PN nem sequer pertence à tradição Portuguesa.Vem lá dos países do Norte e não é para cá chamado.As crianças só falam do PN e não há pais que lhes ensinem a data do nascimento de Jesus.Pois,meus meninos,deixem as renas e o PN porque Ele não tem Nada a ver connosco.Nasceu Jesus da Nazaré e é Ele que tem de ser celebrado e homenageado.Em casa façam o Presépio e se não fizerem árvore de Natal,não se perde nada.Se a fizerem,aproveitem para a transplantar para um terreno que possam arranjar.A minha vai para o quintal para que não se perca uma só árvore.Vai crescer em homenagem a Jesus,filho de Maria e José.Sabem quem são estas personagens?Três seres simples que pregavam a Simplicidade,o Amor ao Próximo e a Fraternidade.Não corriam centros comerciais nem supermercados em busca de comidas,prendas e bebidas.Vestiam com simplicidade.trajes pobres e amavam o Próximo.

Abaixo o Natal consumista e desumano!!

Viva Jesus Cristo e o PN pode ir lá para a terra dele que não faz cá falta nenhuma.

Viva o Natal Sagrado e abaixo os excessos profanos do Natal.

Maria Georgina Valente

quinta-feira, novembro 29, 2007

TVI

TVI

Sou assídua telespectadora da TVI e,este canal televisivo satisfaz-me bastante.Claro está que faço zapping como toda a gente mas detenho-me mais neste canal.Gosto da programação,dos pivôs e,sobretudo do Director-DR. José Eduardo Moniz pela sua espectacular simplicidade.Deixaram o sensacionalismo e optaram pelo jornalismo de qualidade e objectividade.Parabéns!Porém,fico sempre à espera de um serviço meteorológico que não existe neste canal e faz muita falta.Aqui fica uma deixa para o caso de a opinião do telespectador servir para alguma coisa,ou seja,ter algum peso na programação.Gosto do sorriso dos pivôs,da sua postura,do seu profissionalismo e não troco a TVI por outro qualquer canal.

Já agora,lembro a telenovela Ilha dos Amores pela qualidade e fascinante imagem que dá dos Açores e de Portugal,como é evidente.Comecei a ver Fascínios e estou colada ao ecran para ver o desempenho dos actores e a longínqua Índia com todo o seu encanto e exotismo.Óptima aposta,sim senhor!!Logo à noite lá estou eu à espera de ver a Índia onde ainda não fui,apesar de viajar muito e não tanto como gostaria...Questões financeiras falam mais alto.

A partir de hoje,espero também a Meteorologia como acima referi.Obrigada pelos bons momentos que me proporcionam.

Maria Georgina Valente

Carcavelos

terça-feira, novembro 06, 2007

A Adopção

A Adopção

 

Neste País,como em muitos outros,há imensas crianças esperando que as adoptem.O tempo passa,passa,e elas não encontram ninguém que as adopte em detrimento dos LuLus que andam em carros luxuosos e comem caviar...Por mim,adoptava-as todas mas,é evidente que se trata de uma Utopia.Onde metia eu tanta criançada??No coração.Só aí é que elas cabiam porque era impossível manter tanto miúdo por minha conta,claro.Acontece que as pessoas dão prioridade aos animais porque são mais fáceis de criar do que uma criança faminta de tudo mas,sobretudo de Carinho e Amor.Como sou professora,assisti na minha vida lectiva,às carências,tristezas e desencantos de alunos que só tinham um Amigo:o Professor.Algumas nem queriam ir para casa no final da tarde porque as esperava o vazio,ninguém.Por vezes confessavam os seus Medos,as suas frustrações porque ninguém as amava.Preferiam ser adoptadas a viver com os pais que não lhe davam a menor atenção.

Evidente que o processo de adopção é altamente burocrático e levanta um sem número de questões:por vezes,o adoptado quer regressar às origens e os adoptantes ficam de rastos.

Pois bem,aqui fica o repto:adoptem Crianças em vez de LuLus.Primeiro estão os Humanos,não acham??

Crianças carentes,saibam que vos Amo muito e que gostaria de vos adoptar a todas...

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

sábado, novembro 03, 2007

Texto

Natal-Sagrado ou Profano?

 

Pergunto a mim mesma se o Natal do nosso tempo é mais Sagrado ou Profano.Resposta-é essencialmente Profano.Todos se lamentam porque a vida está difícil, não há dinheiro para nada,mas os Centros comerciais são esvaziados no dia-a-dia e,sobretudo nos fins de semana.Se estes forem prolongados,melhor...mais tempo para encher carros e carros de compras de toda a espécie.Os aeroportos abarrotam com passageiros em trânsito para longínquas paragens.Então?De onde vem o dinheiro para pagar tudo o que acabei de mencionar??Não entendo e penso mesmo que as pessoas,agindo assim, não podem argumentar que a vida está caótica.E está mesmo.Como se faz então para conseguir a proeza de tirar notas de euros de um saco que está praticamente vazio??Eu também queria aprender o milagre da multiplicação dos pães...Onde fica o Sagrado desta quadra?Em sítio algum.Mesmo as crianças são ensinadas a consumir sem limites e a escolher as melhores marcas para terem estatuto.Será que os seus progenitores lhe falam de Cristo,da simplicidade em que viveu,da vestimenta minimalista que usava ao contrário do que hoje se vê na Igreja moderna ou pseudomoderna em que os padres usam vestuário riquíssimo cheio de bordados caríssimos cujo preço nem consigo imaginar.

Onde está o espírito de Natal Sagrado??Em parte nenhuma.Lamento.Para mim,o Natal é a Festa da Igreja em que se comemora o Nascimento de Cristo-Homem Simples,Bom e Caridoso.É assim que se festeja agora o Natal??Não.

Conclusão:Não existe Natal Sagrado-Só Profano

O Ser Humano tornou-se demasiado materialista e acabou com o espírito Natalício.Matou o Natal de Cristo.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos.

 

 

 

 

 

quinta-feira, outubro 25, 2007

Fibromialgia

A Fibromialgia

 

Sou doente Fibromiálgica e não vi esta doença incluída no pacote recentemente anunciado nos Media sobre a gratuitidade ou desconto nos medicamentos.Além desta doença,outras há que também não foram contempladas.O estudo foi feito sobre o joelho ou o SR.Ministro da Saúde desconhece a doença??Não sei o que pensam as Associações APDF e MYOS que tanto têm lutado a favor do reconhecimento da mesma.Para quem desconhece é fácil-é só consultar a Net, mas eu posso adiantar alguns sintomas pertinentes:dor aguda em 18 pontos do corpo,angústia,depressão,problemas musculares e reumáticos,etc.etc...A conta na farmácia é quase incomportável e a cura não está no horizonte.Os médicos correm de congresso em congresso e não trazem nada de novo que possa aliviar esta maldita enfermidade.Tenho um médico fabuloso que sempre me diz que tenho de aprender a viver com este sofrimento-chama-se DR.Caseiro e é Chefe da Terapia da Dor no IPO.

Seria bom que os nossos queridos governantes se informassem antes da elaboração de uma lista como a que saíu.Parece que isso não aconteceu,o que é lamentável.

Apelo aqui na Internet para que a Fibromialgia seja reconhecida e para que os pacientes tenham o apoio que merecem.Informem-se,por favor.A ignorância é muito triste e o nosso sofrimento é muito grande.

Não queremos Pena, queremos Ajuda Urgente.Já consultei médicos que me olhavam como se fosse hipocondríaca e tenho pena que não sofram a doença por uns tempos,para verem o que dói.

Tenho dito.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

Nota:Parabéns à Presidente da APDF que tanto tem lutado para nos ajudar.

 

terça-feira, outubro 23, 2007

Júlia Pinheiro

Júlia Pinheiro

 

Júlia Pinheiro(JP),uma das apresentadoras mais simpáticas e carinhosas da Televisão é muito querida para os Portugueses.Porém,intriga-me uma questão pertinente:Quem veste Júlia Pinheiro?Nunca vi uma apresentadora com o nível dela vestir tão mal,tão fora de moda,de forma tão inadequada ao seu físico e à sua postura.Será que ainda ninguém chamou a atenção de JP para este problema que não seria problema se ela não fosse quem é.É tão jovial,tão alegre,tão extrovertida,tão simples e veste como uma pessoa idosa.Que pena! Júlia,mude de costureiro porque não consigo mais vê-la com essas fatiotas retiradas de uma revista antiquada.E quem a penteia?Olhe,é similar...penteiam-na muito mal mesmo.Temos costureiros,estilistas e cabeleireiros de grande fama internacional que podiam pô-la com um aspecto completamente diferente.Concorda?E quem a calça?Mais do mesmo.JP não está em boas mãos,decididamente.Mude radicalmente porque o seu sorriso contagiante e o seu óptimo trabalho,merecem uma Júlia vestida e penteada como deve ser e não como se tem apresentado.Qualquer figura pública,sobretudo quando se apresenta a milhares de pessoas precisa de ter um bom aspecto e este não é o caso.Até eu que sou professora e não costureira,a vestiria melhor.Essa saia preta abaixo do joelho foi inventada por quem??

Não quero insistir mais no assunto e penso que já disse o suficiente para a ajudar porque gosto muito de si e do seu impecável trabalho que deve ocupar as 24 horas de cada dia da sua vida.

A terminar,peço desculpa se a magoei,mas a intenção é a melhor.Não termino sem lhe dizer que é a Melhor A

Apresentadora de Portugal.Parabéns!!

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

sábado, outubro 20, 2007

O desgoverno deste Governo

O desgoverno deste Governo

O meu País está de rastos, de tanga, cheio de miséria,cheio de desemprego,de tristeza, de descontentamento,de desapontamento,de tudo negativo menos da Felicidade que merecia.As pessoas largam as casas porque não podem pagar as prestações,vendem-nas ao desbarato com muito desgosto,não sabem o que fazer para pagar os impostos,as multas sucessivas por dá cá aquela palha-passe a expressão-os deficientes vão pagar ainda mais impostos,aumentos não há ou são completamente ridículos-eu não sou aumentada desde o ano 2000,por exemplo...e quem vive com o salário mínimo como consegue alimentar-se é que eu não sei,por mais zen que seja o tipo de alimentação.O descalabro é total!!

SR.ENG.Sócrates,quando começa a entender o País real e o estado a que o levou?Estamos fartos deste desgoverno cheio de sorrisos na foto de família com os membros da Comunidade Europeia.Será que os seus membros sabem mesmo o que se passa em Portugal?Duvido.Aposto que nem imaginam o caos a que chegou este rectângulo tão lindo à beira mar plantado.Para que bolsos transitam os milhões que cá entram??Para os da classe alta,talvez.O SR. É apupado frequentemente e faz como a avestruz-sorri e mete a cabeça na areia.

Pois bem,dito isto,resta-me a esperança de novas eleições para um Governo que governe mesmo em vez de fazer distribuição gratuita de computadores e sorrisos falsos.

Antes do TGV e do novo Aeroporto,temos de comer e educar os nossos filhos.Para isso é preciso salário decente e Paz nas nossas casas.Essa Paz não existe porque a Angústia é o estado de alma permanente da maioria dos Portugueses.O Fado não alimenta Ninguém.Queremos um novo Governo.

Maria Georgina Valente

Carcavelos

domingo, outubro 14, 2007

A Maçonaria

A Maçonaria

 

Ontem à noite,Sábado,vi uma óptima Reportagem na TVI,assinada por Victor Pinto,cujo tema era a Maçonaria.Fiquei encantada.Ora,ali estava o tema que há muito tempo esperava que tratassem.O Secretismo dessa Instituição sempre me causou náuseas.A Reportagem foi longa e esclarecedora.Ficou-se a saber um pouco dos rituais da mesma: a Iniciação,os Paramentos,todo o esoterismo em que está envolvida e,muitos maçons da nossa Praça ficaram a ser conhecidos.Todos os nomes eram sonantes e ligados ao Governo e/ou Instituições Governamentais.Ficou patente a ideia de entreajuda entre os seus membros e,aí,percebi a razão pela qual saem de um cargo importante para outro ainda mais importante.Pudera...com o apadrinhamento que existe entre os seus membros,não há desemprego para os maçons.Que Tal?? Vale a pena ser maçon e seguir toda aquela fantochada de ritos de luva branca para ter um bom cargo social...Eu abominei tudo aquilo.Sou pela transparência total e igualdade de oportunidades.

Como é possível existir neste século uma Instituição desta natureza?Aventais,luvas brancas,caveiras,velas,pavimento quadriculado,esquadro e compasso,etc.etc.tudo me causou náuseas,repito.Foi ainda aflorada a Opus Dei para comparar mas ficou-se pela rama-não era o tema em questão,embora haja pontos comuns,como o compadrio,por exemplo.

Deitei-me a pensar no que vira,a reflectir sobre o tema e senti-me enjoada.Seria bom que os maçons ajudassem toda a gente e não só os compadres.O meu reino não é deste Mundo!!Detestei tudo o que vi,mas dou os parabéns à TVI e ao repórter que se prestou a simular todos os passos que lhe foram indicados.

O Secretismo é Abominável!!

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

domingo, outubro 07, 2007

Cavaco Silva

Cavaco Silva

O Presidente da República-DR.Cavaco Silva(CS)tem vindo a desempenhar o seu cargo com uma dignidade,uma isenção,uma postura,uma sensatez,exemplares.Nunca imaginei que CS se pudesse distanciar completamente dos Partidos,inclusive do seu,para governar com distanciamento e a maior objectividade.Ainda ontem,no seu dicurso do dia 5 de Outubro,ele abordou temas da maior importância como,por exemplo, a Educação.Veta quando entende que o deve fazer,está sempre atento aos problemas do País e revela-se um verdadeiro líder.A sua Simplicidade é notável comparando com a arrogância da maior parte dos políticos deste País.Mesmo de luto,esteve presente nesse dia,cumprindo o seu Dever de Chefe de Estado.O seu discurso é pertinente,claro,objectivo e pouco metafórico para que todas as camadas sociais o possam entender.Não utiliza grandes recursos estilísticos e ,assim,consegue que toda a população Portuguesa o compreenda,entenda e aprecie.Surpreeendeu-me pela positiva.

Parabéns,DR.Cavaco Silva,tem sido dos melhores Presidentes dos últimos anos.Continue assim porque os Portugueses admiram-no mais do que a Presidentes anteriores,isto com base no que leio e conversas que oiço no dia-a-dia.

Mais uma vez,Parabéns!! Acrescento que sou apartidária e sincera.

Maria Georgina Valente

Carcavelos

segunda-feira, outubro 01, 2007

A Anorexia

A Anorexia

 

 

Hoje em dia é quase obrigatório ser-se magro(a),muito magro mesmo para seguir os padrões de beleza actuais.Há que recorrer a tudo quanto é clínica.spas,nutricionistas,médicos especialistas na colocação de bandas gástricas,médicos que ganham brutos salários tornando as pessoas uns verdadeiros esqueletos e toda a gente sabe quem eles são...também já por lá andei pondo a minha saúde em perigo e não tendo tido sucesso nenhum.Os nomes deles são sobejamente conhecidos e a sua fortuna choruda também.Era mesmo esse curso que eu devia ter tirado e não o de Filologia Românica como tirei.Veja-se o caso dramático de Kate Moss e da rapariga italiana que figura nos outdoors de toda a cidade Italiana como exemplo do se não deve fazer e do crime que é para a Saúde o emagrecimento louco,sem limites,tendo apenas em conta a Estética forçada-nem sei se é Estético ser Esquelético...mas enfim,cada um faz o que muito bem lhe apetece,pondo em risco a própria Vida para ser mais pseudobonito(a).

Aqui fica o meu ponto de vista que,aposto,ser o de muita gente,inclusive dos modelos que passam nas passerelles de todo o Mundo.

Tenham Cuidado-A Saúde é um Bem inalienável,não acham??Evidente que É.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

quarta-feira, setembro 26, 2007

A importância do Inglês

A importância do Inglês

 

 

Hoje em dia, a Língua Inglesa é uma espécie de ferramenta absolutamente imprescindível.O velho Esperanto,língua internacional,fundada em1887pelo DR.Zamenhof e cuja gramática abrange apenas dezasseis regras,está objectivamente ultrapassado.O Inglês veio para ficar nos quatro cantos do Mundo.Antes era o Francês, por volta dos anos sessenta mas,de repente,o Inglês ultrapassou a língua gaulesa.As canções francesas que tinham voz na rádio através de Françoise Hardy,Mireille Matieu,Adamo e tantos outros que se ouviam em altos berros nas discotecas da Av.de Roma, em Lisboa,foram substituídas por canções inglesas que açambarcaram todos os meios de audição:rádio,televisão,fimes,discotecas.Passou-se a dançar ao som da Língua Inglesa,a cantar,a discursar,o Inglês ganhou uma força espectacular de um momento para o outro.Os computadores apareceram com todas as instruções em Inglês e quem tinha posto essa Língua de lado,teve de a reaprender.O Inglês domina a comunicação mundial.

Eis-me, professora de Francês,com três anos de Inglês aprendidos no Liceu até ao 9.ano a ter explicações da Língua em questão,para trabalhar na Net e para tudo o mais que aparece,porque tudo vem escrito nessa Língua.E agora? Toca a estudar essa Língua,associada à Língua Materna e ,sobretudo,à Matemática que todos,mas todos mesmo ,deviam aprender até ao 12, ano.Sinto grande falha no raciocínio matemático por ter estudado essa matéria só até ao 9.ano,como aconteceu com o Inglês que é o tema central desta prosa.A Matemática faz imensa falta mesmo no sentido de orientação,necessário em todos os momentos do dia-a-dia.Acrescente-se também a total necessidade da aprendizagem do trabalho em computador.É a era deles,como todos sabem.

Aqui fica a minha opinião para quem venha a fazer a programação lectiva com vista ao próximo ano.Já agora,introduzam também uma disciplina que ensine o gosto pela Estética.

Resta-me dizer que o meu querido Francês,continua a ser a Língua mais doce do Universo,nèst-ce pas?? Bien Sûr!!

 

 

Maria Georgina Valente

 

 

Carcavelos

sábado, setembro 22, 2007

Special One

 

                               Special One

 

 

 

José Mourinho-“ Special One”-tem sido tema de abertura de todos os telejornais e certamente será a figura mais falada nos media e nas revistas das tricas que lêmos enquanto esperamos na sala de espera dos consultórios médicos ou na triagem dos hospitais.Homem e técnico de enorme valor é, neste momento, o centro das atenções no meio futebolístico e não só.A sua vida privada é exposta,mulher,filhos e assessores.Moradia de sonho,ou não ganhasse ele mil salários mínimos por dia.Que fará ele com tanto euro??Nem sou capaz de imaginar...Isto para não falar do que ganha em Publicidade.Tornou-se milionário em pouco tempo graças ao seu valor e competência.No entanto,auto denominar-se “Special One”, não lhe fica bem.A Arrogância,o auto-convencimento que são constantes no seu discurso e postura,poderiam e deveriam ser mais moderados.Toda as pessoas o admiram, gostem ou não de futebol mas não cai bem o narcisismo que é o seu grande defeito.Um pouco de moderação, só o valorizava, não acham?

Já agora, também era bonito repartir a sua fortuna com as instituições mais carenciadas deste país porque tanto euro para uma só pessoa, deve embriagar.Como professora e funcionária do Estado,confunde-me saber que existe alguém a ganhar tantos milhares.O Mundo está mesmo confuso, não acham?E lá vem o cliché-o fosso entre ricos e pobres é abissal!!Para quando uma repartição de bens mais racional?Nunca.

Pois bem-Parabéns José Mourinho-mas pense um pouco no que acabo de escrever,se tiver tempo para ler esta prosa.Saiba que tenho orgulho em que seja um dos portugueses mais falados e admirados do Mundo mas, repito-seja mais simples para gostarmos plenamente de si.

Parabéns e Parabéns!!

 

Maria Georgina Valente

 

 

Carcavelos

sexta-feira, setembro 21, 2007

A Reforma

A Reforma

 

A condição de Reformado é muito triste e deprimente. As pessoas passam a vida toda a dizer que estão fartas do trabalho,que ir para casa é que era óptimo,que faziam isto e aquilo,que trabalhar é um massacre,etc.etc.mas quando chega o momento da dita reforma,instala-se a depressão,o mal-estar,a tristeza e marca-se consulta para o Psiquiatra mais próximo.Porquê? Porque o trabalho é a melhor terapia que existe na vida do indivíduo. Trabalhar traz realização pessoal,satisfação,prazer,bem-estar-isto na minha perspectiva,claro está.Quem ler este texto vai achar que há contradição no que digo mas não há.Isto é mesmo o que penso,agora que me reformei por sérios motivos de saúde.A Fibromialgia atirou-me para casa com a etiqueta de Reformada colada nas costas.Não recorri ao Psiquiatra porque é especialidade que não frequento e penso nunca vir a frequentar.Então o que fiz para que a depressão não desse cabo de mim? Agarrei-me ao computador e desatei a escrever sem parar,publiquei 4 livros com grande peso económico,peguei nos pinceis e pintei tudo quanto a minha imaginação me ditou e dita e fiz uma Exposição de Pintura.Certamente que alguém perguntará por que razão escrevo tudo isto.Então respondo que o meu objectivo é dar um exemplo positivo para colmatar o mal-estar que me trouxe a malfadada reforma com minúscula.Sim, porque detesto a reforma.Prefiro mil vezes o trabalho com os meus queridos alunos que ficaram e ficarão para sempre no meu coração atormentado por não poder continuar integralmente activa como aconteceu desde os meus 19 anos.O problema é que o Tempo é implacável e prega-nos partidas com as quais nunca tínhamos sonhado,não é?É.Quando me exponho desta   forma na Net,pretendo ajudar quem se sente mal com a passagem do activo à reforma e passo a mensagem de que os químicos não vão resolver mas,pelo contrário,destruir.

 Quanto aos Psiquiatras,fica aqui um grande abraço para o DR.Pais Cardoso que sempre me ajudou sem prescrever quaisquer medicamentos,salvo os imprescindíveis para a Fibromialgia.Obrigada,DR.

 

 

Maria Georgina Valente

 

 

Carcavelos

quinta-feira, setembro 20, 2007

António Costa


DR.António Costa

O DR.António Costa,actual Presidente da Câmara de Lisboa,é uma personalidade da maior simpatia possível.Não fosse ele filho da tão simpática escritora Maria Antónia Palla cuja maneira de ser simples e risonha,encanta qualquer pessoa.O filho é igual.Não sei o trabalho que ele vai efectuar na Câmara mas pressuponho que fará o melhor que puder.Aguardo uma capital limpa, sem carros sobre os passeios,com as fachadas das casas impecáveis e ,sobretudo, uma Praça do Comércio monumental como em todas as capitais de países que já visitei-uma Praça Maior.Esta Praça é o ex-libris da cidade e tem sido muito maltratada como armazém de carros e lixo por toda a parte.Tem condições para vir a ser o lugar mais aprazível de Lisboa,se AC assim quiser.Não pode ser dormitório dos sem abrigo porque essas pessoas precisam de ajuda e de um lugar digno para viver e pernoitar.Podia ser uma monumental esplanada onde todos pudessem passar momentos agradáveis,sem pedintes, sem lixo mas antes com muito verde e muitas flores a colorir aquele maravilhoso espaço.Como gosto muito de Pintura ,já a vejo muito linda,seguindo as instruções dos vereadores que AC vai escolher.

As zonas históricas também precisam de uma grande mudança no sentido de se tornarem lugares de visita obrigatória para todos e não só para estrangeiro ver.

Aqui fica,DR.AC.,o meu depoimento acreditando plenamente que o SR. Vai mesmo dar uma vassourada no que está mal.Aguardo para ver.Obrigada.

Maria Georgina Valente

Carcavelos

domingo, setembro 16, 2007

Animais Domésticos

Animais Domésticos

 

 

Este tipo de animais sofre terrívelmente na época de Verão e outras férias porque os seus queridos donos os abandonam sem coração.Não há direito!! Quem não tem condições para os ter em casa, mais vale nunca os adquirir.Há, actualmente, um sem número de instituições prontas a acolhê-los.Algumas a troco de dinheiro e outras por voluntariado e amor aos animais.Bem Hajam!!É só vê-los a deambular pelas ruas de todo o país,tristes, famintos,maltratados por quem os vê e encaminhados, muitas vezes, para o canil camarário onde podem ser abatidos.Por mim,metia-os todos em casa,mas isso é uma utopia...são tantos que eu não poderia agir assim.Que fazer? Arranjar um animal doméstico quando se tem a certeza de que ele será tratado com amor e carinho.O abandono devia ser objecto de punição perante a lei,não acham?Tenham pena do vosso companheiro de todos os dias e não deixem que sofra em ocasião de férias.Ele não fala, não pode pedir ajuda, mas é um fiel amigo do dono que o desproteje quando muito bem lhe apetece.Isto é correcto? Não é.

Gostava até de pertencer à Sociedade Protectora dos Animais para os defender melhor e com mais veemência.Gostaria que a referida associação fizesse campanha no sentido do Não ao Abandono.

Por aqui fico,esperando ter sensibilizado alguns donos deste país.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos