Soube ontem do adeus de Eduardo Prado Coelho(EPC)com a maior consternação.Foi meu professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras de Lisboa nos anos 66,no curso de Filologia Românica,que era precisamente o mesmo de EPC.Fui aluna do pai e do filho,ambos muito cultos mas muito diferentes no modo de ser:o pai era uma enciclopédia viva,um tanto arrogante e distante enquanto o filho era muito sabedor,muito culto,muito Amigo e Camarada dos seus alunos.Tudo o que sei de L.P. foram eles que me ensinaram,mas sobretudo EPC.
Tornei-me professora graças a ele e segui sempre a sua obra e a sua simplicidade.Bem haja,EPC! Portugal fica mais pobre com o seu desaparecimento mas a sua obra fica para o imortalizar.Não digo muito mais porque as palavras saem-me embargadas e apetece-me chorar.
Adeus, Querido Professor e Amigo.
Maria Georgina Valente
Carcavelos
2 comentários:
Quando se diz que o Sporting é um clube das elites, isso também tem muito a ver com o facto de ter adeptos e simpatizantes intelectuais como EPC, sem pejo de assumir que gostam de futebol e que têm um clube. EPC, que cultivava uma atitude aristocrática, não tinha preconceitos pseudo-intelectuais. Era capaz de escrever sobre o “nosso” Sporting e, mesmo assim, ser lido por quem detesta futebol. Porque quando escrevia sobre futebol abordava o fenómeno como uma pessoa normal. Com coração, cabeça e estômago. Também por isso, sendo um homem assumidamente de esquerda, chegando, às vezes, a escrever como se de um “spin doctor” do PS se tratasse, era lido e respeitado em todos os quadrantes políticos. Porque era livre nas suas escolhas, nos seus elogios e nas suas críticas. Desde a fundação do jornal “Público”, em 1990, EPC escrevia diariamente sobre as grandezas e as misérias da cultura, da política e da sociedade portuguesas, a partir dos episódios do quotidiano. Tinha amigos de estimação. E inimigos também. Como qualquer ser humano marcante.
Ola Gina
Tenho saudades de ti! Acabei por nao me despedir de ti... agora so posso mandar-te emails e sms. Em breve estou instalada na Malasia e entao vou poder enviar-te algumas coisas interessantes de serem publicadas. Entretanto, manda-me um email de como vais... que tens feito e como vao os teus netinhos... Mandei-te um email ha pouco tempo, nao sei se recebeste. Muitos beijinhos da tua ex-aluna de portugues e de frances que esta na Malasia e vai ensinar linguas da peninsula iberica a asiaticos fanaticos pela educaçao dos filhos! SONIA
sonialimabrito@yahoo.com
Enviar um comentário