terça-feira, maio 06, 2008

FW: carta

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 6 de Maio de 2008 0:10
To: 'caenes@tvi.pt'
Subject: carta

 

Caro CARLOS ENES

 

Acabo de assistir na TVI à sua excelente Reportagem “Em terra de Cegos”.PARABÉNS!!

Os oftalmologistas portugueses estão furiosos,nomeadamente o meu que não me resolve problema nenhum.A verdade é que os serviços da saúde-com minúscula-são uma vergonha e estão já a mexer-se.

Enviei carta ao Presidente da Câmara de V.R.STº Antº a felicitá-lo pela sua eficiência e humanismo.Já me respondeu.

Gostaria de saber o nome da clínica de Badajoz e mesmo de Cuba,onde já fui para analisar o Regime,mas não sabia ainda das consultas oftalmológicas

A TVI tem óptimas e interventivas reportagens.

Bem haja a TVI e os jornalistas como o CARLOS ENES.

Veio já a minha casa entrevistar-me no âmbito da Fibromialgia.

Vou enviar-lhe o meu 5 livro cujo título é:EXISTO,logo PENSO.

Cumprimentos.

 

Maria Georgina Valente

 

CARCAVELOS

 

segunda-feira, abril 14, 2008

carta

As Escolhas de Marcelo

 

Assisto sempre ao programa supra-citado e envio livros da minha autoria tentando que o Professor MRS os divulgue.Constato,porém,que só são apresentados os livros de grande porte mas não creio que o critério de escolha seja o número de páginas.Mal seria.

Neste País,só vence meia dúzia e o resto,é resto.Certamente foi por isso que Saramago se foi embora e tem tanto sucesso...

Não vou enviar mais nenhum e,se pudesse,emigrava também.

O truque é a filiação num Partido,coisa que jamais farei porque sou livre como o vento.

Sem mais

Cumprimentos

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

 

sexta-feira, abril 11, 2008

FW: carta

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: sexta-feira, 11 de Abril de 2008 12:27
To: 'anonymous@ballonhund.dk'
Subject: carta

 

Quem és TU?

 

GINA

sábado, abril 05, 2008

ABRIL

Abril

 

Abril

Primavera

Solidão

Caminho em Abril por veredas esconsas,tristes...

É suposto a Primavera trazer Felicidade

Mas não ma trouxe

Porquê?Não sei...

Só sei que os dias correm,correm e a Felicidade não vem

A Paz interior não chega e a Solidão aumenta

Sonho contigo,Meu Amor

Onde estás TU?

Sonho com a Felicidade da minha adolescência

E TU estás sempre presente

Aumentando e Alimentando a minha tão grande Saudade...

Vem Amor,Vem ver-me

Corre para mim antes que seja tarde

Sonho contigo,Meu Amor

És o Melhor que a Vida me deu

E me Roubou...

Corre e deixa-me abraçar os teus fabulosos olhos verdes...

Deixa-me beijá-los com Paixão...

Sonho contigo,Meu Amor

E vais levar-me à Loucura...

Vem Meu Amor...

Traz-me a Felicidade que mereço...

Espero-te em Abril...

sábado, março 29, 2008

A Oralidade de Miguel Sousa Tavares

A Oralidade de Miguel Sousa Tavares

 

Serve este texto para falar da oralidade de Miguel Sousa Tavares(MST).Como se compreende que MST que é autor de óptimos livros como SUL,O Equador,O Rio das Flores,entre outros,tenha uma oralidade tão deficiente nos seus comentários de 5ª à noite na TVI??Sendo professora de Português,o meu ouvido arrepia-se ao ouvir”caja” em vez de “que Haja”,”cu”,em vez de “que o” e cacofonias variadíssimas que utiliza.Sendo tâo bom escritor e o Senhor da Verdade nas suas doutas opiniões,não se concebe que a sua oralidade seja tão pouco cuidadosa.

Sou sua leitora assídua e ouvinte também mas penso que deveria ouvir as suas próprias palavras proferidas nos discursos da TVI,para poder auto-corrigir-se.

Ao ler esta mensagem talvez pense sobre o assunto e reconsidere a sua oralidade.Um pouco de Humildade nunca fez mal a ninguém...e Humildade é o que MST tem menos.

Já agora Parabéns pelo livro Sul que é uma maravilha e li de um trago.

A sua Arrogância é notória ou não fosse filho da incrível escritora Sophia de Mello Breyner.Outro ponto que deveria rever e alterar.

Evidente que a Oralidade não é igual à Escrita mas há situações imperdoáveis,como a supra-citada.Um Escritor do seu gabarito,não pode falar assim!!

Tenho dito,Miguel.Corrija o que vai mal.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

 

Nota:também sou escritora mas,neste País,só há lugar e consideração para alguns...

terça-feira, março 18, 2008

FW: carta

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 18 de Março de 2008 13:27
To: 'geral@cm-vrsa.pt'
Subject: carta

 

EX.mo SR.Presidente

 

Quero,através desta missiva,felicitá-lo por todo o processo que tem desenvolvido com vista à ajuda que vem prestando às pessoas com problemas oftalmológicos.Tenho pena de não o conhecer pessoalmente.VX.ª tem sido espectacular nesta área e tomara que as outras Câmaras sigam o seu exemplo,como já está a acontecer.

Vi ontem a Reportagem do jornalista Carlos Enes e fiquei muito sensibilizada.Bela Reportagem e íncrivel ajuda que VXª está a prestar à comunidade dos invisuais ou semi-invisuais.Parabéns,SR.Presidente!!Bem haja pela sua atitude humanitária sem precedentes.Ver a Alegria das pessoas que voltaram a ver depois de muitos anos por falha do serviço de Saúde português,foi altamente emocionante.Obrigada.Belo exemplo que as outras Câmaras deveriam seguir.

Portugal,ao ver o que VXª está a levar a cabo,tem de sentir-se orgulhoso pela sua iniciativa e envergonhado pelo que se passa no País.Certamente vai aprender algo com a sua óptima iniciativa.

Não tenho mais palavras para o elogiar.Bem Haja!!

Obrigada aos oftalmologistas cubanos.Venham ajudar-nos,por favor,com todo o vosso saber nesta matéria.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

 

 

quinta-feira, março 13, 2008

O Túnel do Marquês

O Túnel do Marquês

 

Passei há dias,pela primeira vez,no Túnel do Marquês-obra sonhada e mandada realizar pelo DR.Santana Lopes enquanto Presidente da Câmara de Lisboa.Tanta contestação,tanto embargo e,afinal,o T.M. é óptimo e pus-me no Marquês num ápice.Parabéns,DR.Santana Lopes(SL)!!Porquê tanto tempo gasto com contestação??Só veio atrasar a obra e custar milhares em excesso aos contribuintes.Afinal SL tinha razão e tenho pena que não tenha continuado à frente dos destinos da Câmara de Lisboa.Gosto do DR:António Costa mas SL ficava lá muito bem e à frente do PSD,ainda melhor.Parece-me que ninguém gosta das tricas de Luís Filipe Menezes.Não é transparente e sofre de falta de sinceridade acelerada acrescida de uma dose de demagogia sem precedentes.

DR.SL.tente de novo a chefia do Partido,isto apesar de eu não ser filiada em nenhum,nem nunca serei.Penso que muitos eleitores agradecem.

Bem haja pelo túnel.Obrigada.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

sábado, março 01, 2008

Ministra da Educação

Ministra da Educação

 

Com o devido respeito,SRª Ministra da Educação,penso que devia seguir o exemplo do ex-Ministro da Saúde-Demitir-se!!

Certamente já entendeu que a Educação vai de mal a pior e que Professores e Alunos aguardam ansiosamente a sua demissão.Provavelmente a SRª Ministra(ML) será até muito boa em qualquer outro ofício,tudo menos o cargo que neste momento ocupa.Fui Professora 29 anos e não me lembro de contestação tão forte e permanente a um Ministro da Educação.A luta é permanente e continuará até que decida saír para um outro cargo que já a espera algures,como é costume neste meu País...Imagino que a sua permanêcia no cargo,não dura semanas,está por um fio.Não basta dar computadores aos alunos.É necessário cativar os meus colegas porque sem eles Nada feito.Eles estão desmotivados e loucos para deixar a profissão visto que são mal tratados,ignorados,humilhados.Sucedem-se os pedidos de Reforma antecipada o que constitui uma vergonha para o seu Ministério e para o Governo que está cego e não quer ver que a Educação entrou no caos.Votei PS,mas neste momento acho que o Governo arrogante de José Sócrates insiste em manter um status quo inadmissível.Em caso de eleições não votaria agora neste Partido.

A questão é simples:demita-se DRª Maria de Lurdes!Deixe o lugar e permita a sua substituição urgente.Sei que dentro de dias é o que vai acontecer,quer queira,quer não.

Esperemos então que se decida com bom senso.Agradeço em nome dos meus colegas que querem abandonar a profissão que um dia escolheram,sem imaginar o que viria mais tarde...

Obrigada e êxito para o próximo cargo.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

domingo, fevereiro 24, 2008

Adeus,Fidel

Adeus,Fidel

 

Estive em Cuba no ano passado com o objectivo de conhecer Havana e Varadero,mas essencialmente o tão falado e criticado regime cubano.De facto,simpatizo imenso com o Homem das longas barbas e olhar afável e simpático mas o regime ao qual sujeita os cidadãos é,no mínimo,inacreditável...É preciso visitar Cuba com os olhos e ouvidos bem atentos para constatar a miséria e escuridão em que vive o simpático povo cubano.Perguntei várias vezes onde vivia Fidel e ninguém sabia responder porque o grande Chefe se esconde de tudo e de todos.Porquê,Fidel??Qual a razão que o leva a ter Medo e a esconder-se??Medo da Morte,evidente.Mas sendo tão inteligente,trabalhador,empenhado,guerreiro,por que não permite a Liberdade de Expressão e as eleições livres??O País não é uma coutada sua,é de todos os cidadãos que lá vivem de boca amordaçada e impedidos de partir para lugares livres como o meu País-Portugal.

Varadero não me interessava porque serve como cartão de visita de uma mentira-Varadero é para os estrangeiros se maravilharem e pensarem que Cuba é aquele Paraíso verde e florido.Mentira.A verdadeira Cuba é servida fria em Havana.

Falei com muitos cubanos que olhavam em redor antes de darem qualquer resposta,tal era o Medo dos “bufos” do regime...Muitos licenciados a trabalhar como cocheiros,guardas de Museus,empregados de Hoteis,tudo menos na área que o seu curso previa.

Viraram-me a mala do avesso na alfândega e confesso que só me apeteceu voltar imediatamente para o meu querido País onde faço o que me apetece,sempre em Liberdade total.Pobres cubanos!!!Não desisti e tentei conhecer o  máximo dos meandros do dito regime.Ganhei a confiança dos cidadãos e fui sendo informada da Miséria total em que vivem.Pedem tudo:desde roupas até ao papel higiénico que falta nos quartos do Hotel em que estive hospedada.Nunca tinha imaginado que Cuba tinha chegado a tal ponto.

Agora sei,tenho a certeza,de que o regime de Fidel está preso por um fio que não tarda em partir-se.

O mano Raúl é um faz de conta,uma quimera,enquanto os cubanos aguardam as eleições Livres e a Felicidade esperada há mais de 50 anos.

Viva o povo Cubano e a simpatia de Fidel que,cegamente atrofiou um povo Maravilhoso.

Reconheça-se,porém,a Dignidade do acto de afastamento de Fidel ao reconhecer a inviabilidade de continuar a presidir ao destino do País.

Força,Cubanos,vão ser Livres como merecem e eu vou voltar a Cuba quando ela for Livre como o vento.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

terça-feira, fevereiro 05, 2008

FW: carta

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008 16:25
To: 'adriana.pereira@corpuseditora.com'
Subject: FW: carta

 

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008 16:22
To: 'adriana.pereira@corpuseditora.com'
Subject: carta

 

EX.mos SRs

 

Agradecia a Vossa proposta por escrito no sentido da publicação de 500 exemplares.Vou enviar elementos indicados na carta:

 

.Índice por datas de escrita

.Título-Dias de Hoje

.Foto digitalizada-já partiu

.Dedicatória-Dedico este livro aos meus netos:Francisco,Bernardo,Rodrigo e Joana com todo o Carinho do Mundo.

.Prefácio:

Este livro é fruto da observação atenta dos factos que ocorrem no dia-a-dia,seja no plano Nacional,seja no Internacional.É também fruto da minha Loucura pela Escrita devida à minha profissão e anos de trabalho.

Preocupa-me a distribuição.O Lançamento deverá ocorrer na Junta de Freguesia de Carcavelos como aconteceu com o anterior-Crónicas Mistas-da Minerva.

Fico a aguardar.

Proponho ainda a distribuição na FNAC e na BYBLOS.

 

Sem mais

 

Cumprimentos.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

TLM:919143967

sábado, fevereiro 02, 2008

O nosso Primeiro Ministro

O nosso Primeiro Ministro

 

O nosso Primeiro Ministro-Eng.Sócrates-é uma personagem carismática:muito aprumado,muito elegante,parece até ter saído de uma escola de modelos.Porém,sofre de um defeito enorme-a Arrogância.Onde quer que vá,é vaiado e apupado mas diz sempre que não se importa.Acreditam?Eu não!É sim uma questão de não dar o braço a torcer e não querer ver a Realidade.O País vai mal,muito mal,e oPM recusa-se a aceitar as evidências.

Se agora houvesse eleições aposto que o PS,partido em que normalmente voto,ía saír-se muito mal.Ainda bem que demitiu os Ministros da Cultura e Saúde mas podia era demiti-los Todos...

Caro Eng.Sócrates,desça à Realidade e aja em conformidade.Os Portugueses estão fartos deste Desgoverno.

Com toda a consideração,apelo à sua inteligência e bom-senso.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

 

 

domingo, janeiro 27, 2008

Demita-se,SR.Ministro da Saúde

Demita-se,SR.Ministro da Saúde

 

Depois de tanto problema na área da Saúde:falta de centros de Saúde,falta de Hospitais,crianças a nascerem nos Inems,na ambulância dos Bombeiros,nos Táxis,em carros particulares a caminho de um qualquer centro que possa orgulhar-se de a ver entrar no nosso Mundo,idosos a morrerem caídos das macas,jovens a morrerem sem atempada assistência,cidadãos a tentarem ajuda no País vizinho,etc.etc.,o que espera o SR.Ministro para pedir a sua Demissão???

Apelo à intervenção do EX.mo Presidente da República para que,nos seus doutos discursos tente que o Ministro tenha consciência e peça a tão esperada Demissão.

Não deixe que morram mais cidadãos por incúria e falta da devida assistência,por favor!

Demita-se,SR.Ministro da Saúde!!!

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Francisco Capelo

Francisco Capelo

 

O jovem artista plástico Francisco Capelo é um nome a fixar.Escreve,desenha,pinta,faz Poesia,colagens,editou já alguns livros e revela uma enorme sensibilidade.Seria bom que o trabalho dele fosse conhecido e reconhecido.Acontece,porém,que a entrada de um jovem artista no mercado é muito difícil neste País onde só meia dúzia de pessoas têm direito ao estrelato.Como fazer para entrar no mercado??Não sei.Devia haver entidades que apoiassem os novos talentos como o Francisco.Por vezes,estes artistas perdem-se,desmotivam-se,desistem porque não vêem saída para a sua produção.É pena que assim seja.Portugal não deve nem pode desperdiçar talentos emergentes como está a acontecer...O País tem de ser Pai e não Padrasto.

O seu último livro Porque Morri foi lido por mim de um trago.Li-o do princípio ao fim sem conseguir parar.É uma lição de Pintura,Semiótica,Música,Literatura que seria muito úttil a todo e qualquer leitor.Revela uma pesquisa cuidadosa e uma sensibilidade enormes.É uma amálgama de saberes indispensável a todos os amigos do Saber e da Cultura.

Leiam o meu Amigo Francisco Capelo e vão adorar.

Gostava que o meu ex-Professor DR.Rui Mário Gonçalves conhecesse o seu trabalho e o apoiasse no seu métier de analista cultural.

Parabéns Francisco!!Tu vais muito longe com toda essa carga de sensibilidade.

Mil beijos.

 

Gina Valente

 

Carcavelos

domingo, janeiro 13, 2008

O estado do País

O estado do País

 

O meu País chegou a uma situação deplorável.Os mais ricos estão mais ricos ainda e os mais pobres,miseráveis.Não há Saúde,   não há Educação,   não há Cultura,   não há Nada.   Estamos todos à espera que este governo/desgoverno caia.O desemprego é inacreditável e nem sei como sobrevivem milhares de portugueses.   As crianças nascem no Inem,   nas Ambulâncias,   nos Táxis,   em qualquer lugar,   menos onde deviam nascer-no Hospital ou Maternidade.   O que está a acontecer neste País??   Por que razão se mantêm os Ministros da Saúde,   da Educação e da Cultura??   Não chega a hora de irem todos de férias definitivas.

O Crime aumentou assustadoramente e não há segurança em parte alguma.   Os portugueses andam armados e desconfiados  de tudo e de todos.

No meio de todo este cenário catastrófico,   salva-se a isenção e bom-senso do Presidente da República que parece ser o único político em que todos confiam.Parabéns,   SR.Presidente!!   Dê ouvidos ao que acabo de expor porque sabe que este é o sentir da generalidade dos cidadãos.

Aja em conformidade e dê uma boa vassourada na maior parte dos políticos que erradamente foram eleitos pelos cidadãos.   Obrigada,  se me ouvir e agir.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos 

 

 

segunda-feira, dezembro 31, 2007

Ano Novo

Ano Novo

 

 

Acaba 2007

Sinto muita tristeza

Muita Solidão

Muita Mágoa

Queria ser Feliz mas não consigo...

Porquê?

Sinto a falta da minha Mãe

A cada minuto que passa

Freud tinha razão

Não consigo esquecê-la por mais que o tempo passe

Sinto Angústia

Pesadelos

Vontade de desaparecer

Vontade de ir ter com Ela

Mamã,onde estás Tu que não respondes aos meus apelos??

Será que 2008 vai trazer-me alguma Felicidade??

Talvez...

Quem sabe...

Sinto-me só e desiludida de Tudo e de Todos.

 

Maria GeorginaValente

 

31 de Dezembro de 2007

 

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Natal

Natal

 

Quando era criança

Esperava religiosamente a noite de Natal

Na Escola escrevia cartas ao Menino Jesus

Pedia bonecas de olhos azuis e de cabelo loiro

Pedia que a minha Mãe nunca me abandonasse

Pedia que me abraçasse

Pedia que Ela me contasse histórias

Tudo isso era mais importante

Do que um brinquedo caro

Depois metia a carta no marco de correio do meu bairro

E,na noite de Natal,deitava-me mas não dormia

Porque os Presentes só eram oferecidos

Bem cedinho,no Dia de Natal

Eu e os meus irmãos,corríamos para a chaminé

Era o lugar Mágico

Onde Jesus depositava

Os nossos Presentes

Obrigada,Jesus

Pena teres levado a minha Mãe...

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Jesus ou Pai Natal??

Jesus ou Pai Natal??

Neste ano que agora finda e se aproxima da data do nascimento de Jesus Cristo,só se fala em Pai Natal(PN)e o meu querido Jesus foi preterido em favor do PN.Porquê???O PN nem sequer pertence à tradição Portuguesa.Vem lá dos países do Norte e não é para cá chamado.As crianças só falam do PN e não há pais que lhes ensinem a data do nascimento de Jesus.Pois,meus meninos,deixem as renas e o PN porque Ele não tem Nada a ver connosco.Nasceu Jesus da Nazaré e é Ele que tem de ser celebrado e homenageado.Em casa façam o Presépio e se não fizerem árvore de Natal,não se perde nada.Se a fizerem,aproveitem para a transplantar para um terreno que possam arranjar.A minha vai para o quintal para que não se perca uma só árvore.Vai crescer em homenagem a Jesus,filho de Maria e José.Sabem quem são estas personagens?Três seres simples que pregavam a Simplicidade,o Amor ao Próximo e a Fraternidade.Não corriam centros comerciais nem supermercados em busca de comidas,prendas e bebidas.Vestiam com simplicidade.trajes pobres e amavam o Próximo.

Abaixo o Natal consumista e desumano!!

Viva Jesus Cristo e o PN pode ir lá para a terra dele que não faz cá falta nenhuma.

Viva o Natal Sagrado e abaixo os excessos profanos do Natal.

Maria Georgina Valente

quinta-feira, novembro 29, 2007

TVI

TVI

Sou assídua telespectadora da TVI e,este canal televisivo satisfaz-me bastante.Claro está que faço zapping como toda a gente mas detenho-me mais neste canal.Gosto da programação,dos pivôs e,sobretudo do Director-DR. José Eduardo Moniz pela sua espectacular simplicidade.Deixaram o sensacionalismo e optaram pelo jornalismo de qualidade e objectividade.Parabéns!Porém,fico sempre à espera de um serviço meteorológico que não existe neste canal e faz muita falta.Aqui fica uma deixa para o caso de a opinião do telespectador servir para alguma coisa,ou seja,ter algum peso na programação.Gosto do sorriso dos pivôs,da sua postura,do seu profissionalismo e não troco a TVI por outro qualquer canal.

Já agora,lembro a telenovela Ilha dos Amores pela qualidade e fascinante imagem que dá dos Açores e de Portugal,como é evidente.Comecei a ver Fascínios e estou colada ao ecran para ver o desempenho dos actores e a longínqua Índia com todo o seu encanto e exotismo.Óptima aposta,sim senhor!!Logo à noite lá estou eu à espera de ver a Índia onde ainda não fui,apesar de viajar muito e não tanto como gostaria...Questões financeiras falam mais alto.

A partir de hoje,espero também a Meteorologia como acima referi.Obrigada pelos bons momentos que me proporcionam.

Maria Georgina Valente

Carcavelos

terça-feira, novembro 06, 2007

A Adopção

A Adopção

 

Neste País,como em muitos outros,há imensas crianças esperando que as adoptem.O tempo passa,passa,e elas não encontram ninguém que as adopte em detrimento dos LuLus que andam em carros luxuosos e comem caviar...Por mim,adoptava-as todas mas,é evidente que se trata de uma Utopia.Onde metia eu tanta criançada??No coração.Só aí é que elas cabiam porque era impossível manter tanto miúdo por minha conta,claro.Acontece que as pessoas dão prioridade aos animais porque são mais fáceis de criar do que uma criança faminta de tudo mas,sobretudo de Carinho e Amor.Como sou professora,assisti na minha vida lectiva,às carências,tristezas e desencantos de alunos que só tinham um Amigo:o Professor.Algumas nem queriam ir para casa no final da tarde porque as esperava o vazio,ninguém.Por vezes confessavam os seus Medos,as suas frustrações porque ninguém as amava.Preferiam ser adoptadas a viver com os pais que não lhe davam a menor atenção.

Evidente que o processo de adopção é altamente burocrático e levanta um sem número de questões:por vezes,o adoptado quer regressar às origens e os adoptantes ficam de rastos.

Pois bem,aqui fica o repto:adoptem Crianças em vez de LuLus.Primeiro estão os Humanos,não acham??

Crianças carentes,saibam que vos Amo muito e que gostaria de vos adoptar a todas...

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

sábado, novembro 03, 2007

Texto

Natal-Sagrado ou Profano?

 

Pergunto a mim mesma se o Natal do nosso tempo é mais Sagrado ou Profano.Resposta-é essencialmente Profano.Todos se lamentam porque a vida está difícil, não há dinheiro para nada,mas os Centros comerciais são esvaziados no dia-a-dia e,sobretudo nos fins de semana.Se estes forem prolongados,melhor...mais tempo para encher carros e carros de compras de toda a espécie.Os aeroportos abarrotam com passageiros em trânsito para longínquas paragens.Então?De onde vem o dinheiro para pagar tudo o que acabei de mencionar??Não entendo e penso mesmo que as pessoas,agindo assim, não podem argumentar que a vida está caótica.E está mesmo.Como se faz então para conseguir a proeza de tirar notas de euros de um saco que está praticamente vazio??Eu também queria aprender o milagre da multiplicação dos pães...Onde fica o Sagrado desta quadra?Em sítio algum.Mesmo as crianças são ensinadas a consumir sem limites e a escolher as melhores marcas para terem estatuto.Será que os seus progenitores lhe falam de Cristo,da simplicidade em que viveu,da vestimenta minimalista que usava ao contrário do que hoje se vê na Igreja moderna ou pseudomoderna em que os padres usam vestuário riquíssimo cheio de bordados caríssimos cujo preço nem consigo imaginar.

Onde está o espírito de Natal Sagrado??Em parte nenhuma.Lamento.Para mim,o Natal é a Festa da Igreja em que se comemora o Nascimento de Cristo-Homem Simples,Bom e Caridoso.É assim que se festeja agora o Natal??Não.

Conclusão:Não existe Natal Sagrado-Só Profano

O Ser Humano tornou-se demasiado materialista e acabou com o espírito Natalício.Matou o Natal de Cristo.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos.