domingo, fevereiro 24, 2008

Adeus,Fidel

Adeus,Fidel

 

Estive em Cuba no ano passado com o objectivo de conhecer Havana e Varadero,mas essencialmente o tão falado e criticado regime cubano.De facto,simpatizo imenso com o Homem das longas barbas e olhar afável e simpático mas o regime ao qual sujeita os cidadãos é,no mínimo,inacreditável...É preciso visitar Cuba com os olhos e ouvidos bem atentos para constatar a miséria e escuridão em que vive o simpático povo cubano.Perguntei várias vezes onde vivia Fidel e ninguém sabia responder porque o grande Chefe se esconde de tudo e de todos.Porquê,Fidel??Qual a razão que o leva a ter Medo e a esconder-se??Medo da Morte,evidente.Mas sendo tão inteligente,trabalhador,empenhado,guerreiro,por que não permite a Liberdade de Expressão e as eleições livres??O País não é uma coutada sua,é de todos os cidadãos que lá vivem de boca amordaçada e impedidos de partir para lugares livres como o meu País-Portugal.

Varadero não me interessava porque serve como cartão de visita de uma mentira-Varadero é para os estrangeiros se maravilharem e pensarem que Cuba é aquele Paraíso verde e florido.Mentira.A verdadeira Cuba é servida fria em Havana.

Falei com muitos cubanos que olhavam em redor antes de darem qualquer resposta,tal era o Medo dos “bufos” do regime...Muitos licenciados a trabalhar como cocheiros,guardas de Museus,empregados de Hoteis,tudo menos na área que o seu curso previa.

Viraram-me a mala do avesso na alfândega e confesso que só me apeteceu voltar imediatamente para o meu querido País onde faço o que me apetece,sempre em Liberdade total.Pobres cubanos!!!Não desisti e tentei conhecer o  máximo dos meandros do dito regime.Ganhei a confiança dos cidadãos e fui sendo informada da Miséria total em que vivem.Pedem tudo:desde roupas até ao papel higiénico que falta nos quartos do Hotel em que estive hospedada.Nunca tinha imaginado que Cuba tinha chegado a tal ponto.

Agora sei,tenho a certeza,de que o regime de Fidel está preso por um fio que não tarda em partir-se.

O mano Raúl é um faz de conta,uma quimera,enquanto os cubanos aguardam as eleições Livres e a Felicidade esperada há mais de 50 anos.

Viva o povo Cubano e a simpatia de Fidel que,cegamente atrofiou um povo Maravilhoso.

Reconheça-se,porém,a Dignidade do acto de afastamento de Fidel ao reconhecer a inviabilidade de continuar a presidir ao destino do País.

Força,Cubanos,vão ser Livres como merecem e eu vou voltar a Cuba quando ela for Livre como o vento.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

terça-feira, fevereiro 05, 2008

FW: carta

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008 16:25
To: 'adriana.pereira@corpuseditora.com'
Subject: FW: carta

 

 

 


From: Gina Valente [mailto:mgina.valente@netcabo.pt]
Sent: terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008 16:22
To: 'adriana.pereira@corpuseditora.com'
Subject: carta

 

EX.mos SRs

 

Agradecia a Vossa proposta por escrito no sentido da publicação de 500 exemplares.Vou enviar elementos indicados na carta:

 

.Índice por datas de escrita

.Título-Dias de Hoje

.Foto digitalizada-já partiu

.Dedicatória-Dedico este livro aos meus netos:Francisco,Bernardo,Rodrigo e Joana com todo o Carinho do Mundo.

.Prefácio:

Este livro é fruto da observação atenta dos factos que ocorrem no dia-a-dia,seja no plano Nacional,seja no Internacional.É também fruto da minha Loucura pela Escrita devida à minha profissão e anos de trabalho.

Preocupa-me a distribuição.O Lançamento deverá ocorrer na Junta de Freguesia de Carcavelos como aconteceu com o anterior-Crónicas Mistas-da Minerva.

Fico a aguardar.

Proponho ainda a distribuição na FNAC e na BYBLOS.

 

Sem mais

 

Cumprimentos.

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos

 

TLM:919143967

sábado, fevereiro 02, 2008

O nosso Primeiro Ministro

O nosso Primeiro Ministro

 

O nosso Primeiro Ministro-Eng.Sócrates-é uma personagem carismática:muito aprumado,muito elegante,parece até ter saído de uma escola de modelos.Porém,sofre de um defeito enorme-a Arrogância.Onde quer que vá,é vaiado e apupado mas diz sempre que não se importa.Acreditam?Eu não!É sim uma questão de não dar o braço a torcer e não querer ver a Realidade.O País vai mal,muito mal,e oPM recusa-se a aceitar as evidências.

Se agora houvesse eleições aposto que o PS,partido em que normalmente voto,ía saír-se muito mal.Ainda bem que demitiu os Ministros da Cultura e Saúde mas podia era demiti-los Todos...

Caro Eng.Sócrates,desça à Realidade e aja em conformidade.Os Portugueses estão fartos deste Desgoverno.

Com toda a consideração,apelo à sua inteligência e bom-senso.

 

 

Maria Georgina Valente

 

Carcavelos