sexta-feira, junho 29, 2007

As orações católicas

 

As orações católicas

 

 

As orações católicas dão-me muito que pensar. Vejamos, por exemplo a “Salvé Raínha”:a certa altura da referida oração diz-se “os degradados filhos de Eva”,”gemendo e chorando neste vale de lágrimas”,Desterro”...Por que razão serão estas orações tão tristes, tão carregadas de aflição,tão suplicantes,em vez de serem um hino ao acto de viver? Sim ,porque a Igreja, seja ela qual for, deve promover a Alegria pelo facto de estarmos vivos, pelo cariz positivo que tem uma vida e jamais deveria tratar esta como um desterro, uma aflição, uma desgraça, um mal a que Deus nos sujeitou.Não sei o que os outros pensam sobre esta matéria, mas deveria ser revista por quem de direito. A Vida foi-nos concedida como uma dádiva de Amor de Deus aos Seus filhos e não como a expiação de uma pena para um mal que nunca cometemos.

Fixei-me nesta oração como poderia ter-me detido na apreciação de qualquer outra. O resultado seria o mesmo.

Todas elas são baseadas no Medo, no Pecado, na Aflição,no Horror às punições que um dia virão noutro mundo que não este. Mas que mundo?

Vivamos a Vida em toda a sua plenitude-sem Medo e com muito Amor ao Próximo e, sobretudo a nós mesmos porque Deus é infinitamente Bom e Justo e não faz nem fará mal aos Seus próprios filhos.

Venha um Papa Jovem que mude todo este estatado de coisas.Tenho dito.

 

Gina Valente

 

Carcavelos

 

Sem comentários: