segunda-feira, julho 23, 2007

O Desemprego em Portugal

O Desemprego em Portugal

 

No meu país, o desemprego atinge proporções astronómicas.Com muitas ou poucas habilitações as pessoas passam anos no desemprego.As estatísticas dizem que tudo está a melhorar mas Não é verdade.Há milhares de desempregados que todos os dias correm a comprar o jornal na esperança de encontrarem algum emprego,mesmo que nada tenha a ver com as suas competências.Qualquer coisa serve, tal é o desespero em que se encontram.Os currículos são enviados permanentemente sem que as empresas tenham a amabilidade e o humanismo para dizerem sim ou não.Há licenciados a fazer limpezas domésticas,a conduzirem táxis,a trabalharem na construção civil...enfim, está tudo de pernas para o ar!São profissões dignas mas inadequadas às habilitações de quem as pratica.Inclusive, vão tirar lugar a quem as devia executar.Verifica-se uma inversão total de valores e competências.O desespero toma conta do desempregado que acaba por vender a casa onde vive e que está a pagar porque não consegue o dinheiro para as prestações. Quem deve estar feliz são as imobiliárias que estão a vender as mesmas ao desbarato e com lucros chorudos, graças à desgraça do desempregado que vê o seu sonho ruír como um baralho de cartas que se desmorona.

Até quando este descalabro? Tanto imigrante a trabalhar no meu país e tanto desemprego a atingir o povo português.Como se chegou a esta deplorável situação??Entram estrangeiros para trabalhar e não há trabalho para os portugueses?Vão dizer que sou racista mas nem por sombras. Apenas constato a evidência dos factos que são do domínio público.Ou será que não leram o”Ensaio sobre a cegueira” de Saramago e fecham os olhos à realidade?Ele é que foi inteligente-põs-se a milhas daqui e vende tudo o que escreve, mesmo alguns livros que detestei.

Façam o mesmo.Emigrem para um país que faça de pai adoptivo e larguem o vosso país que vos ignora e é padrasto dos seus filhos naturais, quando tinha o dever de os proteger.

Quem não tem na família n desempregados,levante o dedo. Nenhum dedo se vai levantar,de certeza absoluta.

Que fazer?? Mudar urgentemente a política de emprego para bem de todos e não encher os bancos de jardim e os bolsos dos psiquiátras.

 

 

Maria Georgina Valente

 

 

Carcavelos

Sem comentários: